sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Um mes e meio...

Olá gente. Há um mês e meio que não vinha a estas bandas e falta um mês e meio para embarcar na companhia das senhoras da companhia aerea. Pois que vou dar um pulinho a Portugal numa de visita de médico curar-me de saudades. Sei que perdi muita coisa , muita bala perdida , muito camionista chateado , o regresso do Magalhães . Espero que o calão não tenha mudado muito e a piadinha de rua ainda esteja ao virar da esquina. Se houver algo que tenha urgentemente de saber avisem-me para não fazer cara de emigrante ao se aperceber que o Raider agora é Twix. De qualquer modo agradeço que se me virem com tiques de coluna e repetindo algo parecido com "sumo e maçã" (sumimasen= por favor/com licença) me chamem a atenção para o sucedido.

Posto isto ...

Quero-vos contar que fui a estreia no Japão do "Blindness". O filme como diz o Zé de Lanzarote é "violento porque tinha de o ser" , e digo-os que estavam todos de olhos em bico. ( Não me canso da graçola dos olhos em bico ,são mesmo muito divertidos estes senhores de cá). Já quase tinha visto os seios da Julianne Moore no seu vestido cor de rosa e estava feliz mas era muito longe eis se não quando o Nandinho fez questão de por a coisa num ecran de 50 metros por sei lá MIL. Enfim ficam com uma ideia.

Posto isto...

Depois de já passar mais de um ano de não estar assim a mão de semear , e após algumas reflexões conjuntas sobre a condição de gaidjin ( estrangÊro ) por estas bandas cheguei a um sistema de classificação que me parece estar a funcionar mais ou menos. Então é assim:
Existem 5 tipos de gaidjin: ( Perdoem-me o estrangeiro agora mas isto fica melhor com coisas em estrangeiro)

  • 1-Loser back home
  • 2-Enamorado pelo Japão
  • 3-Nikei
  • 4-Oportunista
  • 5-Explorer ou Salta Pocinhas

1-Os Loser Back home são aqueles, sim normalmente sexo masculino, que não pescam muito sobre muita coisa. Sem muito sucesso entre o sexo femenino vêm-se rodeados de japonesas idolatrando-os. Diria que representam entre 46 e 62% dos estrangeiros no Japão e cerca de 100% no meu Atelier.

2- Uma minoria mas com assento no parlamento.Os enamorados do Japão. Uns são assim mais pela superfície , são aqueles que virão o Lost In Translation, O Babel , leram umas Manga e viram uns animes, alguns gostam do Tsubasa e do Dragon Ball. Os outros com lesão mais profunda são aqueles que a pancada atingiu o lado espiritual e metem-se a ler prosa desta malta de cá que os põem de olhos em bico ( epá outra vez). A coisa ás vezes da para o torto e convertem-se ao Budismo, outros ficam a meio caminho. Uma coisa é certa ambos dizem que adoram sushi e coisas como "O Tofu é dos alimentos mais completos".( Só lhe falta é saber a alguma coisa sem ser aos dois litros de molho de soja que tem em cima)

3-Nikei. Aquele que os que o generaram por acaso são de cá . A segunda geração , ás vezes terceira , quarta ou quinta. Passaram a vida a serem chamados de "O Chinês", "Chino", "Amarelo etcs, passaram a vida a dizer que não é bem assim , china e Japão são coisas bem diferentes. Chegaram a adolescência com crises existenciais e assim que puderam vieram conhecer as origens. Aqui ninguém os chama de chines mas voltam a ser descriminados por serem hafo (half) gaidjin, apesar de passearem com o seu nome em Kanji muito orgulhosos. Desapontado o "Chino" regressa a casa.

4- O Oportunista. Aquele que vem chular a malta de olhos arregaçados (não em bico) . O very typical emigrante, seja em trabalho ou como estudante , vem para o estrangero em busca do sonho ( ou pesadelo ) niponico. Salários altos, bolsas chorudas e um pais tranquilo e de oportunidades. A maior parte desilude-se no primeiro mês , a casa é cara , o comboio é caro mas enfim lá vão ficando com algum sacríficio. Tudo por um futuro que para alguns acaba mesmo por ser não voltar.

5-O Explorer ou Salta Pocinhas. Aquela malta que diz que gosta de viajar, cidadão do mundo e que fala em aldeia Global. Adoram Nova Yorque mas também a capital do Burundi( que tem um nome bastante engraçado) pelos cheiros e cores. Vem para o Japão apenas de passagem para a outra margem, para as culturas da Asia e India e Australias e Balelas e Africas. Uma espécie de Coronel Tapioca mas menos tótó, mais urbano mas ao mesmo tempo apreciando a sua cagadela de burro. Alguns escrevem para a Evasões.

O giro é fazer combinaçoes pois há os loser oportunistas , os nikei loser, os enamorados oportunistas e os loser salta pocinhas (aqueles que escrevem para a Evasões)
È um sistema giro, perde-se tempo e não serva para nada. Do ponto vista da psicologia mentes mais sabidas poderiam dizer que estou a falar de mim. E concordo. Quem sabe se numa familia como a minha não há por ai um japonês. È que eu poderia ter mais sorte com sexo femenino em Portugal, gosto da cagadela de Burro, e gravei alguns Dragan Ball e enfim pagam-me.

Posto isto...

Um beijinho de olhos em bico com molho de soja para todos vós. Aqueles mais atrevidos levam com Wasabi.